fbpx

Como usar lenço masculino?

lenço masculino

Não é novidade que, gradativamente, mais homens descobrem o universo de acessórios masculinos. São pulseiras, colares, anéis e muitos outros. Entre eles, o lenço! É uma peça importantíssima, que compõe o visual como poucas, mas muitos homens têm dúvidas de como usar lenço masculino e em quais ocasiões.

Pensando nisso, preparamos esse miniguia para tirar as dúvidas mais comuns sobre o lenço masculino! Quer saber mais? Confira!

Quando usar o lenço masculino

lenço masculino

Fonte: Pinterest

Sempre que a gente levanta essa questão, a resposta é quase unânime. O senso comum bate e o pensamento é: em ocasiões especiais, acompanhando um bom terno. Mas a gente está aqui para dizer a você que, sim, o lenço pode ser usado nessas ocasiões. Mas nada impede de também estar presente em composições mais descoladas.

Tanto em blogs quanto em contas de Instagram relacionados a Street Style, o lenço de bolso está presente em looks masculinos com um ar chique, mesmo quando estão usando um blazer e bermudas. Esse ar fica por conta do lenço de bolso.

Então, sempre que quiser ficar no estilo, mas sem muito esforço, usar o lenço de bolso é uma boa opção.

Como Combinar

lenço masculino

Para as ocasiões especiais, em que o traje será mais completo, usar o mesmo tecido para o lenço de bolso e para a gravata pode ser um grande erro. O que pode ser feito, no caso, é escolher um tom da gravata e repeti-lo no lenço ou, mais simples, combinar com a camisa.

Para as ocasiões descontraídas, fica bem mais fácil. Você pode combinar o acessório com a camisa ou mesmo escolher uma cor que a contraste. Outra opção é combinar com a cor de dentro do seu blazer ou mesmo com suas meias.

Não existem muitas regras aqui a não ser a de não usar gravata e lenço do mesmo tecido!

Como escolher o melhor lenço

Quando você entra no fascinante mundo de acessórios para homens, descobre que existem muitas opções de tecido para lenço de bolso. É preciso saber escolher o melhor material.

Foque em lenços feitos de materiais puros, como seda, algodão, lã ou caxemira e que tenha uma boa costura na borda dando o arremate para a peça.

Algumas combinações feitas a partir desses materiais também podem render composições únicas. Misturar a lã e a caxemira dão uma impressão quentinha à produção de inverno, assim como misturar o linho e a seda dão um frescor a mais nos dias quentes.

Como usar lenço masculino

lenço masculino

Agora que você já sabe em quais ocasiões usar, como combinar com a roupa e como escolher o seu lenço masculino, nós separamos quatro estilos diferentes de dobradura para você usar:

Dobra reta ou presidenciável

Esse é o tipo de dobra mais comum e ideal para quem está começando. É bastante vista em lenços brancos de trajes formais, como mostram as produções de James Bond. Para fazer:

  1. Coloque o lenço sobre uma superfície firme e plana, como uma mesa;
  2. Dobre-o pela metade, trazendo o lado direito para o esquerdo, formando um retângulo;
  3. Dobre novamente, trazendo a parte de cima para baixo, deixando um espaço de cerca de dois dedos (esse espaço pode variar de acordo com a profundidade do bolso);
  4. Coloque o lenço dentro do bolso do terno. A parte dobrada deve ficar virada para o peito.

Dobra de uma ponta

Também é uma dobra muito usada e pode aparecer em produções casuais. É elegante e uma alternativa à dobra reta em trajes formais. Para executá-la:

  1. Coloque o lenço sobre uma superfície firme e plana;
  2. Dobre-o diagonalmente, formando um triângulo;
  3. Na base do triângulo, pegue um dos cantos e traga até um pouco além de sua metade, pressionando com a mão para dar o formato;
  4. Faça o mesmo com o outro canto do triângulo, dando ao lenço um formato de envelope;
  5. Coloque o lenço dentro do bolso com a ponta virada para cima e suavize qualquer ruga ou dobra que esteja aparecendo.

Dobra de duas pontas

É uma dobra apropriada para ocasiões formais e informais, sendo uma variação da dobra de uma ponta. Para fazer:

  1. Coloque o lenço em uma superfície firme e plana;
  2. Dobre-o diagonalmente como na dobra de uma ponta, mas sem encontrar as duas pontas. Em vez disso, sobreponha uma ponta à outra, formando, assim, dois pequenos triângulos na pontinha;
  3. Como na dobra de uma ponta, pegue a base do triângulo e leve um dos cantos até um pouco além de sua metade, pressionando com a mão para dar o formato;
  4. Faça o mesmo com o outro canto do triângulo, dando ao lenço um formato de envelope e sempre respeitando a largura do seu bolso;
  5. Coloque o lenço dentro do bolso com as pontas viradas para cima e acerte as rugas ou dobras que estejam aparecendo.

Dobra com pregas

Também conhecida como Puff, a dobra com pregas é ideal para composições descontraídas e fica ótima com lenços estampados em Kashmir (ou Paisley) e Bolinhas. Para fazer a dobra:

  1. Coloque o lenço em cima de uma superfície firme e plana;
  2. Use os dedos indicador e polegar para pinçá-lo no meio (não precisa ser exatamente no meio, já que é uma dobra mais casual e assimétrica);
  3. Puxe-o e corra sua outra mão para baixo, até o meio, segurando o lenço (o movimento é parecido com o de quando se quer esvaziar sacola plástica com algum líquido);
  4. Pegue as pontas que estão embaixo e as leve até o meio, formando algo parecido com uma flor fofinha;
  5. Coloque o lenço no bolso do blazer.

Nesse caso, você pode escolher qualquer uma das pontas para ficar à mostra.

Como cuidar do seu lenço

lenço masculino

Fonte: Pinterest

Duas coisas importantíssimas devem ser levadas em consideração para manter seu lenço bonito e estruturado. Você deve ficar atento à forma de lavar e de passar.

Lenços de lã ou seda duram mais se lavados a seco. Você também pode lavá-los levemente à mão. Mas não pode, de forma alguma, torcê-los para tirar o excesso de água. Caso contrário, ele pode perder seu formato. Coloque-o em uma superfície plana e deixe-o secar naturalmente.

Normalmente, os cantos dos lenços são costurados e enrolados à mão. Portanto, na hora de passar, tome cuidado para não colocar o ferro nos cantos enrolados. Isso pode deixá-los retos e sem o acabamento apropriado.

Se você pegar seu lenço para sair e reparar que parece um pouco caído, a solução para ele voltar a ficar bonito é simples: basta pressionar rapidamente com um ferro a vapor.

Para isso, desamarre o lenço e coloque-o na tábua de passar roupas. Cubra-o com o tecido de alguma camisa de algodão e vaporize-o algumas vezes antes de pressionar com o ferro. Depois de vaporizar, pressione com a ponta do ferro em uma temperatura média. Assim, seu lenço vai ficar como novo e pronto para mais um evento.

E você? Curtiu esse artigo sobre como usar lenço masculino? Então convidamos você a ir ao nosso site para ver os modelos que temos por lá!

lenço masculino

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *