fbpx

Acessórios com pedras: conheça a tendência entre os homens

acessorio com pedra

Os homens estão cada vez mais abertos a desenvolver um estilo pessoal, e moda também já os enxerga como um mercado de grande crescimento. Então, é comum ver mais opções de roupas, calçados e até acessórios com pedras para aqueles que querem ter um visual mais arrojado e cheio de personalidade.

Para evitar olhares preconceituosos para os acessórios, é sempre indicado que o homem que o usa tenha originalidade suficiente. E quem ainda está tentando se acostumar pode, por exemplo, testar combinações mais discretas até se sentir confortável.

O importante é não deixar a opinião alheia te impedir de usar algo que você gosta. A sua imagem pessoal precisa refletir quem você é, e o uso dos mais diversos acessórios com certeza ajuda nessa missão.

Quer saber mais sobre os acessórios e como combiná-los com as suas roupas? Continue lendo este post:

Curiosidades sobre os acessórios de pedra

Muito desejadas pelas mulheres, ainda pouco exploradas pelos homens. O universo das pedras envolve muito estilo, elegância e a possibilidade de ter uma peça única, já que a grande maioria delas possui cores e desenhos exclusivos.

Se você é do tipo de pessoa que ao ouvir a palavra pedra já pensa em diamantes, vai ficar surpreso com a quantidade de opções disponíveis no mercado. Além das tradicionais — que incluem a esmeralda, a safira e o rubi —, também existe uma enorme variedade de pedras preciosas e semipreciosas, como a ametista, a opala, o cristal e o quartzo.

Um dos principais benefícios de tamanha variedade é que, com certeza, existe uma ou várias pedras que encaixam exatamente na sua personalidade. Assim, é bem mais fácil se sentir bem ao usá-las, já que a beleza única de cada uma ajuda a expressar quem você é.

Poder de equilíbrio

Algumas culturas místicas acreditam que as pedras naturais possuem o poder de equilibrar as emoções e as sensações, deixando o corpo humano mais forte e preparado para lidar com os desafios do dia a dia. Para isso, cada uma das gemas possui uma função específica, como afastar olhares invejosos, dar mais ânimo e fortalecer o espírito.

Caso você não acredite nesse poder, as pedras ainda podem ser acessórios interessantes. Elas também são usadas para dar um toque de qualidade em acessórios religiosos, como terços e pulseiras. Assim você pode contar com sua própria fé, sem deixar a beleza oferecida pela natureza de lado.

Variedade de acabamentos

acessorio pedra

Fonte: Key Design

Outra possibilidade oferecida pelas pedras naturais são os acabamentos diferenciados, que podem fazer toda a diferença nos acessórios. Embora a pedra polida seja a mais comum e fácil de encontrar, há muito mais opções:

  • pedras polidas: muito utilizadas na criação de acessórios, essas pedras são remodeladas para criar um formato uniforme e ressaltar o seu brilho. Também são chamadas de gemas, e podem ser a estrela de diversos tipos de peças, desde as mais extravagantes até as mais delicadas;
  • pedras brutas: uma novidade que vem ganhando espaço na moda é a utilização de pedras na composição de acessórios sem nenhuma alteração da forma que elas saem da natureza. Esse visual é indicado para pessoas mais ousadas, com um estilo descolado. Fica ótimo quando combinado com couro e metais envelhecidos;
  • drusas: esse nome é dado às pedras que possuem uma das superfícies niveladas, enquanto a outra é mantida em formato natural, com a formação rochosa em evidência e sem polimento. Conseguem trazer ou estilo arrojado e moderno e são mais facilmente combináveis do que as pedras brutas.

Manchas nas pedras

acessorio pedra

Fonte: Key Design

Uma curiosidade bastante interessante sobre as pedras naturais é que, a princípio, as suas manchas não eram bem-vistas pelos compradores. Antigamente, quanto mais pura uma pedra fosse ― ou seja, quanto mais uniforme sua cor se apresentava ―, mais valiosa ela era.

Atualmente, com o desenvolvimento de pedras sintéticas e falsas, esses detalhes se tornaram mais valorizados. Os famosos desenhos das pedras preciosas e semipreciosas são o que as diferenciam das demais, por isso, são cada vez mais valorizadas entre os especialistas.

É importante lembrar, porém, que manchas não são defeitos na composição da pedra. Elas são resultado das diferentes alterações químicas na formação das rochas e, na verdade, são apenas parte da característica de cada uma, podendo até mesmo aumentar a sua beleza.

Um passeio pela história

Um ponto interessante da história das joias é que seu uso sempre esteve relacionado à vaidade, ao status e ao poder. Segundo historiadores, desde 6000 a.C. o homem já utilizava adornos de bronze, prata, ferro e até mesmo dentes de animais.

Por volta de 2500 a.C., as pedras preciosas começaram a ser comercializadas. Naquela época, somente os ricos poderiam ter joias de metais como ouro e prata adornados com as pedras. Nesse período, também, os acessórios eram vistos como formas de conquistar êxito e vida longa, em um relacionamento claro com a religião e o misticismo.

Mais recentemente, a Belle Époque (1900–1914) teve o auge da produção joalheira, com acessórios extremamente bem trabalhados em ouro e em pedras preciosas. Entre os itens desenvolvidos nessa fase estão brincos, colares, fivelas de ouro e até braceletes de vidro colorido.

Por fim, foi na década de 1980 que o diamante assumiu a sua posição de destaque nos acessórios por todo o mundo. Desde então, ele é um símbolo da ascensão social, com o relógio Rolex e com as joias com pedras preciosas.

Olhando para o passado, é possível perceber que a joia sempre teve um papel marcante na humanidade, que as utiliza para adornar o corpo.

Porém, os acessórios também tem um importante papel de diferenciação, que pode ter a ver com status ou até mesmo o desejo de se mostrar diferente dos demais indivíduos.

Os acessórios de pedras e os homens

A maior procura por acessórios masculinos, especialmente os de pedra, se deu graças aos famosos. Na busca por uma diferenciação de estilo, eles apostam mais nesses objetos para compor um visual único e diferenciado. O resultado, na maioria das vezes, compensa. Confira algumas dessas referências de estilo:

Bruno Gagliasso

acessorio masculino

Fonte: Globo.com

No Brasil, temos como principal expoente dessa tendência o ator Bruno Gagliasso, que não tem medo de apostar em roupas, tatuagens e acessórios para passar a imagem que deseja.

Bruno tem a mente aberta para diversos assuntos, e confessou que mantém o hábito de incrementar o seu visual com anéis todos os dias, após se vestir. O resultado dessa preocupação é visível, uma vez que o ator é considerado referência não só no trabalho de qualidade na televisão, como também em estilo para todos os homens do país.

Além dos anéis, é possível notar que ele também faz uso de colares, pulseiras e relógios para diferenciar os seus looks. Como ele é conhecido por ter uma personalidade forte, o visual não fica falso nem forçado.

Se você pensa que só os acessórios discretos fazem parte do acervo do ator, está muito enganado. Bruno já foi visto diversas vezes com um anel de gema preta e um grande anel de caveira prata, um dos seus favoritos. Ele aposta nessas peças até mesmo em situações formais, sem perder a elegância.

Outras referências de estilo no Brasil

Bruno é considerado um ícone de moda para o homem moderno, mas não é o único brasileiro que aposta nos acessórios para determinar o seu estilo. Entre os mais novos, nomes como Chay Suede, Caio Castro e Neymar se destacam: o hábito de usar pulseiras entre os 3 astros é frequente.

Já os mais velhos podem contar com a inspiração do cantor Leo Chaves, da dupla Victor e Leo, um grande fã dos acessórios de metal. Marcos Mion também é uma excelente referência do estilo moderno. O apresentador sai do óbvio com pulseiras, colares, relógios e até mesmo tênis fora do comum.

Johnny Depp

Você pode até não ser fã do astro de Piratas do Caribe, mas, com certeza, já admirou o seu estilo cool em alguma fase da vida. Johnny Depp é o tipo de cara que passa a impressão de vestir exatamente aquilo que deseja, sem ligar para as regras estabelecidas. Mesmo assim, está sempre bem-vestido e não abre mão dos seus acessórios.

Os anéis de prata com pedrarias estão sempre em seus dedos, e, nos braços, as pulseiras são de todos os tipos ― de couro, pedras, berloques infantis e até mesmo uma bandana amarrada. O importante é que a composição passe a impressão de ousadia nos mínimos detalhes.

É claro que o visual de Depp não cai bem para qualquer pessoa nem em todas as situações. É preciso ter muito estilo para carregar essa quantidade de informações. Porém, ele é um excelente exemplo de que um pouco de criatividade na aparência pode fazer muito bem à imagem das pessoas.

Ideias de estilo do exterior

acessorio masculino

Fonte: The Best Fashion Blog

As estrelas internacionais possuem muitas referências de visual para os homens que buscam usar acessórios de maneira elegante. Um deles é o cantor Pharrell Williams, que até tem o título de ícone de estilo pelo Conselho de Estilistas Americanos.

Além de uma forma criativa de se vestir, Pharrell usa todos os acessórios que pode para incrementar os seus looks. Chapéus, brincos, pulseiras e colares: tudo está presente, independentemente da ocasião.

Jay Z, Ringo Star, Justin Bieber e Steven Tyler são outros exemplos de homens que não têm medo de usar acessórios impactantes. Com personalidades e estilos diferentes, eles provam que você não precisa estar em um padrão para tentar usar joias masculinas ― basta querer.

Os segredos para usar joias masculinas

Se você ainda é um iniciante nos acessórios para homens e sempre sente aquela sensação de incômodo quando tenta usar um, talvez seja preciso passar por um processo de adaptação.

Para que o acessório consiga compor o seu visual, é necessário que você sinta que ele tem a ver com você. Se sentir estranheza, ele vai passar essa impressão para quem vê.

Para facilitar essa adaptação, confira algumas dicas de estilo para homens e como usar as suas joias:

1. Comece com os relógios

A melhor forma de entender como é a adaptação para usar joias é utilizar um relógio regularmente. Quem não tem esse hábito pode sentir um estranhamento no início, mas com o passar do tempo, é comum até se esquecer de que está com o acessório no braço.

O relógio é o mais bem-aceito dos acessórios masculinos. Uma prova disso é a enorme variedade disponível para compra. Os digitais são indicados para homens modernos e esportistas. Os analógicos são ideais para ocasiões formais, e podem circular por ambientes mais variados.

2. Abotoaduras e prendedores de gravatas

Para dar o próximo passo rumo à utilização de acessórios masculinos sem gerar estranheza nas pessoas ao seu redor, aposte nas abotoaduras e prendedores de gravatas. Isso, é claro, se você usa roupas formais diariamente.

Mesmo sendo um tipo de acessório extremamente tradicional, já existe uma boa variedade de peças que saem do comum, tornando-os uma boa forma de começar a entender o seu estilo.

Experimente variar os tipos de abotoadura. Afinal, seja de ouro ou de prata, liso ou trabalhado, esse é um bom detalhe para trazer mais criatividade para o seu visual.

3. Cuidado com as combinações

acessorio pedra

Fonte: Key Design

Nada impede que você utilize acessórios de materiais diferentes, mas é essencial que eles combinem entre si. Uma exceção é feita para a aliança de casamento, já que é bem comum que ela destoe das demais joias.

Se utilizar acessórios dourados, é preciso ter ainda mais cuidado, pois nem sempre eles combinam entre si. Quando a joia é de ouro, o ideal é usá-la somente com outras peças de ouro. Pulseiras, correntes e relógios devem ser do mesmo material nesse caso, mesmo que a corrente fique escondida por baixo da roupa.

Já a prata tem mais versatilidade, caindo bem com o couro, com a prata envelhecida e com os mais variados tipos de pedra. Para iniciantes na arte da combinação, é indicado que quanto mais ousado seja o acessório, mais simples seja a sua roupa.

4. Atente para a ocasião

Quando você não é o Johnny Depp, usar muitos acessórios diferentes pode passar a impressão de desleixo com o visual e despreocupação com a ocasião. Esse tipo de impressão nunca é boa, especialmente em ambientes de trabalho. Por isso, pense bem no estilo de cada peça que você coloca para ir a um desses ambientes.

Em geral, você pode usar o que quiser durante ocasiões informais. Para situações que exigem o uso de terno e gravata, o relógio está liberado ― desde que siga o padrão da vestimenta. Correntes por baixo da roupa também não trazem problemas, mas pulseiras devem ter um design simples e pouco chamativo.

Os anéis, em pequenas quantidades, também podem ser usados. Prefira os que são colocados no dedo indicador ou anelar, que passam uma imagem de poder.

5. Use peças com significado

Anéis de profissões e de família sempre estiveram presentes nos acessórios de homens poderosos, sem que eles sejam questionados. Isso porque é de conhecimento geral que essas peças trazem significados, ou seja, não são só uma questão de estilo.

Por isso, uma forma bem fácil de começar a descobrir o mundo dos acessórios é apostar nessas peças. Busque itens que tenham pertencido ao seu pai ou ao seu avô ou invista em um belo anel com a pedra da sua profissão.

De qualquer forma, sempre que escolher um acessório, tenha em mente que ele precisa ter um significado para você. Nem sempre precisa ser um laço afetivo, mas as joias precisam ser importantes nas situações em que você as usa, nem que seja para fortalecer a sua autoestima.

6. Não tenha medo das cores

Um dos fatores que mais afastam os homens das joias com pedras são as cores. Nem todos se sentem confortáveis em usar peças com tons vivos, como vermelho ou amarelo, e acabam nem considerando essa opção.

Quem estiver nesse grupo pode começar tentando pedras escuras, em tons de preto — como a ônix — ou azul-escuro — como a safira. Essa é uma forma de utilizar acessórios mais elaborados sem cair em opções mais chamativas, que nem sempre agradam o público masculino.

Aprenda a comprar pulseiras masculinas

Já tratamos de grande parte dos acessórios, mas agora é hora de dar uma atenção a mais às pulseiras. Esses acessórios têm um grande estigma de serem femininos, mas com a popularização da vaidade masculina, ganhou um lugar de destaque nos acervos dos homens estilosos.

Porém, para não ter um efeito indesejado em seu uso, é preciso escolher bem o modelo. Além disso, há a questão do uso em locais formais ― é possível, sim, dar um toque de estilo no terno e na gravata sem perder a elegância, desde que sejam seguidas algumas regras básicas na hora da compra.

Veja como escolher a pulseira adequada para você:

Cuidado com o tamanho

Uma pulseira larga demais passa a impressão de desleixo, a apertada demais pode prejudicar a sua circulação. A medida ideal para esse acessório é a que permite ter a folga de 1 dedo indicador.

Se a compra for realizada pela internet e não existir a possibilidade de provar, é melhor medir o seu pulso e comparar com o tamanho informado da peça.

Avalie a formalidade dos ambientes

Esse item já foi citado no texto, mas é importante reforçá-lo. Pulseiras são acessórios diferenciados, que chamam a atenção. Isso não significa que você está proibido de usá-las em ambientes corporativos, por exemplo, mas sim que precisa ter cautela ao escolher as peças.

Materiais discretos, como metal com acabamento escovado, couro e fios escuros podem ser mais adequados para essas situações.

Cuidado com símbolos religiosos

É muito comum o uso de acessórios com ícones religiosos, como cruzes e santos. Embora seja uma vertente bem tradicional de joalheria, ela não é bem-vista em todos os lugares.

Sempre que possível, deixe a sua fé no ambiente familiar e evite expô-la no profissional. Afinal, nunca se sabe quando um contrato pode ser perdido porque o cliente é de outra religião.

Busque pulseiras de qualidade

acessorio pedra

Fonte: Key Design

Ter estilo, para o homem, está muito mais relacionado à qualidade das peças usadas do que a quantidade que fica guardada no armário. Se você se importa com a aparência, com certeza já chegou a essa conclusão. É muito melhor ter camisas, calças e ternos com bom corte e bom material, pois elas duram mais e têm um caimento superior.

Com as pulseiras não é diferente. Não há mal em guardar aquela peça de contas que tem um valor sentimental, mas, para o dia a dia, invista em peças de qualidade. Busque metais certificados, sem a presença de chumbo, e contas de pedras preciosas ou de vidro. Evite o plástico a todo custo, pois ele pode colocar seu visual no lixo.

Escolha peças que têm a ver com o seu estilo

É claro que você pode ter uma variedade imensa de acessórios, cada um para um momento da vida. Mas é importante que cada peça passe um pouco da sua identidade, mostre por meio do design quais são os seus valores.

Por isso, se você não gosta de praticar esportes, abandone de uma vez as pulseiras coloridas e motivacionais. Quem nunca usa terno e gravata também não precisa de uma peça superformal, podendo ficar com as mais despojadas.

O segredo para usar os mais variados acessórios, inclusive as pulseiras, é que, quando você estiver usando, todos devem pensar que ele está com você há anos. Se ele causar estranhamento, não faz parte da sua personalidade e deve ser repensado.

Os homens estão cada vez mais abertos a cuidar da sua aparência, e investir em acessórios é um bom começo para ter um visual mais estiloso. Por isso, neste post, abordamos tudo o que você precisa saber para escolher as suas peças e valorizar o seu estilo.

Em especial, destacamos os acessórios com pedras, porque eles são uma maneira prática e elegante de se diferenciar dos demais. O mercado já possui diversas opções feitas exclusivamente para o público masculino, com pedras marcantes, que agregam valor a qualquer roupa, em qualquer ocasião.

Por isso, se você deseja investir no seu estilo, não tenha medo de procurar as peças que mais combinam com a sua personalidade. Sejam acessórios com pedras ou com modelos mais simples, em metal ou em couro, a sua aparência só tem a ganhar.

E você, tem alguma dúvida sobre como usar anéis, pulseiras e acessório com pedras? Sabe dicas de combinação que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário!

 

acessorio pedra

Posts Relacionados

Comentários

  1. Key Design disse:

    5

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *